SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Atividades Rítmicas/Ritmo no ser humano




Nesse vídeo do Barbatuques pode perceber uma grande variação de ritmos, onde a disciplina é uma coreografia prederteminada, e possivelmente passaram por um processo de aprendizagem e acomodação para assimilar a atividade rítmica, portanto o movimento grupal deve acompanhar o ritmo proporcionando o que chamamos de sincronia, portanto uma atividade trabalhada em equipe. O ritmo biológico varia muito como, a perda de líquidos corpóreos modificando a respiração do começo ao fim. O tipo de ritmo realizado no vídeo é moderado porque não há variação de velocidades.
O ritmo que predomina na sequência de imagens mostradas nesse vídeo é classificado como disciplinar; seguindo uma dança predeterminada.
Uma dança rítmica, onde eles desenvolveram uma habilidade motora, pra alguns a noção de tempo e espaço, mas depende de cada indivíduo, pois o processo de aprendizagem é individual, cada um aprende de sua forma.
Proporcionando ao espectador estímulos visual e auditivo, seguindo um padrão individual com a variação de pessoa pra pessoa, podendo assimilar de diversas formas.

ATIVIDADES QUE DESENVOLVEM RITMO NO SER HUMANO

No vídeo percebe-se que ocorre uma atividade rítmica, por estar envolvendo percussão corporal, desenvolvendo o ritmo no ser humano, ou seja, uma atividade que envolve sons e movimentos corporais, sendo assim uma expressão de uma cultura corporal.
Na atividade os movimentos estão variados, para que ocorra uma nova aprendizagem e percepção dos sons envolvidos, pois segundo Tibeau 2006, as atividades devem ser variadas para que ocorra uma nova aprendizagem e uma melhora na percepção dos sons.

Além de serem prazerosas, as atividades rítmicas estimula a criatividade e as relações sócio-afetivas por serem atividades alegres e realizadas no coletivo.

(Para Guerreiro, 2001) essas atividades contribuem para o desenvolvimento dos sentidos, em especial da audição, ao fazer do corpo um dócil instrumento de interpretação do titmo, contraindo as tendências à mecanização e à imitação passiva de si mesma e dos outros indivíduos.

Relacionando esse vídeo com o surrealismo, percebe-se uma semelhança na liberdade dos movimentos, do modo de pensar e agir. Utilizar o corpo como instrumento musical é fora do comum seguindo os padrões normais, para diversos tipos de sociedades poderia vir á ser comum e para outros não, já que, há uma grande variedade de instrumentos musicais, qual seria o motivo que levaria alguém utilizar seu corpo como forma de instrumento senão a liberdade de expressão motivada pelo subconsciente.

Dança Contemporânea/Dança Moderna

DANÇA MODERNA
Tarcísio Teatini Climaco - ex bailarino e coreógrafo profissional em dança moderna e contemporânea




QUASAR COMPANHIA DE DANÇA - uma referência de CONTEMPORÂNEA no Brasil

Contemporânea
Surgiu do seguimento da dança Moderna, a contemporânea apareceu para romper com os modelos rígidos da clássica que seria movimentos específicos e até controle de peso pelos bailarinos, sendo assim depois da Moderna, a Contemporânea apareceu para quebrar esse padrão da clássica, ou seja, o bailarino tem liberdade de expressão para criarem seus movimentos, porque mesmo não havendo regras, à um processo de criação pelo bailarino.
A contemporânea não exige padrão e nem modelo de corpo ou movimento, portanto qualquer tipo de pessoa pode pratica-lo.
A diferença da contemporânea para moderna é por não obedecer às técnicas.

“A contemporânea não tem técnicas, é liberdade de expressão do bailarino”. (Catarina Marques)

Não há mecanismos definidos, mas antes é necessário processos e formas de criação, para uma construção personalizada do mesmo, é uma forma de autoconhecimento.

“É relacionado a vários temas da sociedade de hoje” (Catarina Marques)

Tem seqüências em que os bailarinos se entregam ao chão ou brincam com quedas, deslizes, variações de níveis de altura: sentar, deitar, estar de pé e cair de uma só vez ao chão, com tudo isso não existe regras.
O bailarino contemporâneo tem um papel mais autônomo e intervertido na coreografia, pois antes o coreógrafo dava os movimentos ao bailarino e assim ele decorava os passos e trabalhava com eles, agora dão temas da dança, estímulos que podem ser objetos, músicas para o bailarino criar.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Adolescência


dança, ritmo, exercício física




É importante que o adolescente pratique algum tipo de atividade física,seja ela qual for, na dança, nos esportes, nas atividades rítmicas, pois auxilia no desenvolvimento esquelético, diminuição da gordura corporal, aumento da massa magra, melhora os níveis de eficiência cardiorrespiratória e na redução de futuras doenças.
O potencial físico é determinado pela genética, mas as atividades podem aperfeiçoar o potencial físico...

continuarrrr

domingo, 9 de maio de 2010

Girafa em Chamas - Salvador Dalí - 1937



Relacionando a obra Girafa em Chamas com Dança Contemporânea e Moderna

A relação da obra de Salvador Dalí Girafa em Chamas e a Dança Moderna e Dança Contemporânea é que:
Como na figura apresenta dois corpos femininos com postura de dança, a da frente apresenta a dança contemporânea sem um modelo e padrão de movimento, sem técnica específica, apresenta-se mais uma forma de expressão livre, ou seja, a bailarina tem autonomia para construir suas próprias coreografias.
No outro corpo feminino apresenta a dança Moderna por parecer obedecer às técnicas, apresenta um movimento específico.
As gavetas representam à liberdade de expressão do movimento em relação à dança Contemporânea

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Puberdade/Adolescência




Adolescência

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a idade média da adolescência no Brasil é dos 13 aos 18 anos.
Na adolescência ocorre o estirão do crescimento e nessa fase a liberação do hormônio GH(Hormônio do crescimento), com picos máximos e produzido pela glândula hipófise, denominada também como pituitária situada no sistema nervoso central.
Os estimulantes do GH são: primeiras horas de sono, proteínas consumidas na dieta, e principalmente a atividade física, por isso é importante que o adolescente pratique atividades para que ocorra uma maior liberação do Gh, importante para seu crescimento e desenvolvimento.
Segundo (Gallahue, 1989)ele cita que o estirão do crescimento varia de indivíduo para indivíduo, e isso ocorre porque o genótipo estabelece os limites do crescimento e o fenótipo(que são as condições do meio ambiente) tem uma influência muito grande sobre esse fator.

Puberdade
É o início da adolescência e da maturação sexual,o que ocorre mudanças biológicas

Nas meninas: A puberdade é caracterizada pela menarca(que é a primeira menstruação), a idade média da puberdade feminina é entre os 9 e 16 anos, mas depende de fatores ambientais e a hereditariedade, pois a idade da menarca que a mãe da teve, esta relacionado com a menarca da adolescente.
Nos ovários aumentam a produção de estrógeno, que por sua vez é responsável pelo crescimento do útero.
Devido as alterações hormonais, causam as seguintes mudanças físicas:
surgimento de pêlos pubianos, desenvolvimento das glândulas mamárias, alargamento do quadril, entre outros

Nos meninos: a puberdade ocorre em média dois anos mais tarde, que nas meninas, a idade é entre 12 e 14 anos, nos testículos aumentam a produção de testosterona e consequentemente o aumento dos orgãos genitais, aumento da massa muscular, engrossamento da voz, crescimento dos pelos faciais, surgimento dos pelos pubianos, etc.
A liberação dos hormônios sexuais e a liberação de cortisol, que é secretado em estresse físico e mental, muito comum nesta fase, fazem com que estimule a sudorese nas axilas e virilhas, que é a liberação de suor, e nessa fase da puberdade elas se tornam-se mais ativas.
Essas alterações causam uma certa insegurança, insatisfação e irritabilidade nos adolescente e principalmente nas meninas que se importam mais com a aparência.