SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

domingo, 9 de maio de 2010

Girafa em Chamas - Salvador Dalí - 1937



Relacionando a obra Girafa em Chamas com Dança Contemporânea e Moderna

A relação da obra de Salvador Dalí Girafa em Chamas e a Dança Moderna e Dança Contemporânea é que:
Como na figura apresenta dois corpos femininos com postura de dança, a da frente apresenta a dança contemporânea sem um modelo e padrão de movimento, sem técnica específica, apresenta-se mais uma forma de expressão livre, ou seja, a bailarina tem autonomia para construir suas próprias coreografias.
No outro corpo feminino apresenta a dança Moderna por parecer obedecer às técnicas, apresenta um movimento específico.
As gavetas representam à liberdade de expressão do movimento em relação à dança Contemporânea

Um comentário:

  1. Olá Karina. Gostei muito do paralelo que você construiu entre dança moderna e a obra de Dali. Queria postar no meu blog (fsicanova.blogspot.com) um texto com um paralelo entre a obra de Dali (Persistência da Memória) com a física moderna. Ler seu texto me deixou motivado.

    Parabéns.

    ResponderExcluir