SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Atividades Rítmicas/Ritmo no ser humano




Nesse vídeo do Barbatuques pode perceber uma grande variação de ritmos, onde a disciplina é uma coreografia prederteminada, e possivelmente passaram por um processo de aprendizagem e acomodação para assimilar a atividade rítmica, portanto o movimento grupal deve acompanhar o ritmo proporcionando o que chamamos de sincronia, portanto uma atividade trabalhada em equipe. O ritmo biológico varia muito como, a perda de líquidos corpóreos modificando a respiração do começo ao fim. O tipo de ritmo realizado no vídeo é moderado porque não há variação de velocidades.
O ritmo que predomina na sequência de imagens mostradas nesse vídeo é classificado como disciplinar; seguindo uma dança predeterminada.
Uma dança rítmica, onde eles desenvolveram uma habilidade motora, pra alguns a noção de tempo e espaço, mas depende de cada indivíduo, pois o processo de aprendizagem é individual, cada um aprende de sua forma.
Proporcionando ao espectador estímulos visual e auditivo, seguindo um padrão individual com a variação de pessoa pra pessoa, podendo assimilar de diversas formas.

ATIVIDADES QUE DESENVOLVEM RITMO NO SER HUMANO

No vídeo percebe-se que ocorre uma atividade rítmica, por estar envolvendo percussão corporal, desenvolvendo o ritmo no ser humano, ou seja, uma atividade que envolve sons e movimentos corporais, sendo assim uma expressão de uma cultura corporal.
Na atividade os movimentos estão variados, para que ocorra uma nova aprendizagem e percepção dos sons envolvidos, pois segundo Tibeau 2006, as atividades devem ser variadas para que ocorra uma nova aprendizagem e uma melhora na percepção dos sons.

Além de serem prazerosas, as atividades rítmicas estimula a criatividade e as relações sócio-afetivas por serem atividades alegres e realizadas no coletivo.

(Para Guerreiro, 2001) essas atividades contribuem para o desenvolvimento dos sentidos, em especial da audição, ao fazer do corpo um dócil instrumento de interpretação do titmo, contraindo as tendências à mecanização e à imitação passiva de si mesma e dos outros indivíduos.

Relacionando esse vídeo com o surrealismo, percebe-se uma semelhança na liberdade dos movimentos, do modo de pensar e agir. Utilizar o corpo como instrumento musical é fora do comum seguindo os padrões normais, para diversos tipos de sociedades poderia vir á ser comum e para outros não, já que, há uma grande variedade de instrumentos musicais, qual seria o motivo que levaria alguém utilizar seu corpo como forma de instrumento senão a liberdade de expressão motivada pelo subconsciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário