sexta-feira, 7 de maio de 2010
Puberdade/Adolescência
Adolescência
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a idade média da adolescência no Brasil é dos 13 aos 18 anos.
Na adolescência ocorre o estirão do crescimento e nessa fase a liberação do hormônio GH(Hormônio do crescimento), com picos máximos e produzido pela glândula hipófise, denominada também como pituitária situada no sistema nervoso central.
Os estimulantes do GH são: primeiras horas de sono, proteínas consumidas na dieta, e principalmente a atividade física, por isso é importante que o adolescente pratique atividades para que ocorra uma maior liberação do Gh, importante para seu crescimento e desenvolvimento.
Segundo (Gallahue, 1989)ele cita que o estirão do crescimento varia de indivíduo para indivíduo, e isso ocorre porque o genótipo estabelece os limites do crescimento e o fenótipo(que são as condições do meio ambiente) tem uma influência muito grande sobre esse fator.
Puberdade
É o início da adolescência e da maturação sexual,o que ocorre mudanças biológicas
Nas meninas: A puberdade é caracterizada pela menarca(que é a primeira menstruação), a idade média da puberdade feminina é entre os 9 e 16 anos, mas depende de fatores ambientais e a hereditariedade, pois a idade da menarca que a mãe da teve, esta relacionado com a menarca da adolescente.
Nos ovários aumentam a produção de estrógeno, que por sua vez é responsável pelo crescimento do útero.
Devido as alterações hormonais, causam as seguintes mudanças físicas:
surgimento de pêlos pubianos, desenvolvimento das glândulas mamárias, alargamento do quadril, entre outros
Nos meninos: a puberdade ocorre em média dois anos mais tarde, que nas meninas, a idade é entre 12 e 14 anos, nos testículos aumentam a produção de testosterona e consequentemente o aumento dos orgãos genitais, aumento da massa muscular, engrossamento da voz, crescimento dos pelos faciais, surgimento dos pelos pubianos, etc.
A liberação dos hormônios sexuais e a liberação de cortisol, que é secretado em estresse físico e mental, muito comum nesta fase, fazem com que estimule a sudorese nas axilas e virilhas, que é a liberação de suor, e nessa fase da puberdade elas se tornam-se mais ativas.
Essas alterações causam uma certa insegurança, insatisfação e irritabilidade nos adolescente e principalmente nas meninas que se importam mais com a aparência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário