SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

sábado, 13 de março de 2010

Aprendizagem Motora








Aprendizagem Motora

Segundo Tani et al(1988) a aprendizagem motora pode ser definida como mudança na capacidade do indivíduo para executar uma habilidade motora, que deve ser inferida de uma melhoria relativamente permanente no desempenho, como resultado da prática ou de experiência.

Para Araújo(1992) é necessário trabalhar com os seguintes aspectos:

Esquema Corporal: é considerado como uma intuição de conjunto ou conhecimento imediato que temos do nosso corpo em posição estática ou em movimento, na relação de suas diferentes partes entre si e sobretudo nas relações com o espaço e os objetos que nos circundam.
Desde o nascimento até os dois anos de idade, as ações da criança são estritamente sensorias e motoras, representando assim um comportamento automático e reflexo, dominado pelas necessidades orgânicas e ritmadas pela alternância alimentação-sono
Araújo(1992,p 33)



Coordenação Motora: Segundo Gallardo(2000), a coordenação motora pode ser definida como sendo" a atuação conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética, na execução de um movimento".
A coordenação é a direção significativa do movimento, a concretização de uma intenção ou encadeamento significativo da conduta.

Percepção Espacial: é " a tomada de tomada de consciência da situação de seu próprio corpo em um meio ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e coisas".


Para Coste(1981), nas primeiras aquisições no transcurso do estágio sensório-motor, até os 18 meses de idade, é que se elabora o essencial das noções espaciais. Depois a criança começa s se projetar no espaço e descobrir que faz parte dele, começando também a integração das estruturas espaciais, ou seja, alto/baixo, perto/longe, que constituem os conceitos da representação espacial onde são empregados movimentos relacionados ao corpo.


Percepção Temporal: é a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos (antes, durante e depois); da duração dos intervalos, noções de tempo longo, curto, de ritmo regular, irregular; noções de certos períodos( dias da semana, meses, estações), e do caráter irreversível do tempo(como algo que ja passou).<em>Meur e Staes(1984).
Fonseca(1988), afirma que as estruturas rítmicas põem em jogo a sucessão, a repetição, a preparação, a organização e a execução de comportamentos psicomotores que caracterizam as múltiplas atividades de ser humano.
A importância do ritmo é verificada por Massom(1988),, afirmando que o conhecimento do esquema corporal, e particularmente do espaço, é completado pelo domínio no tempo, graças ao ritmo.


De acordo com Pallarés(1981) as atividades rítmicas ao lado de outras atividades educativas, contribuirão com a educação física para que a criança adquira, desde o início de sua vida pré-escolar, a base indispensável para a complementação de sua formação na escola.



Classificação das Habilidades de Movimento com modelo de David Gallahue

1- Aspectos Musculares
2- Aspectos Temporais
3- Aspecstos do Meio Ambiente
4- Aspectos Funcionais


Aspectos Musculares de Movimento

Coordenação Motora Grossa: envolvem movimento de grandes grupos musculares do corpo. A maioria das habilidades esportivas é classificada como coordenação motora grossa.

Coordenação Motora Fina: envolvem movimentos de limitadas partes do corpo no desempenho de movimentos precisos. Exemplo: costurar, digitar, escrever, essas são uma das habilidades considerada habilidade motora fina.

Aspectos Temporais de Movimento

O movimento pode ser classificado como: discreto, em série e contínuo

Movimentos Discretos: apresenta início e fim bem definidos; exemplo: salto, chute, toque em uma bola.

Movimentos em série: envolvem a performance de um movimento simples e discreto repetido diversas vezes em uma sucessão rápida;
exemplo: salto rítmico, drible no basquete e a rebatida de bola.

Movimentos contínuos: abrangem os movimentos repetidos durante um determinado tempo;
exemplo: a corrida, a natação e o ciclismo.

Aspectos Ambientais do Movimento

São considerados tarefas motoras abertas ou tarefas motoras
fechada.


Tarefa Motora Aberta: é realizada em um ambiente onde as condições estão em constantemente mudando.
A maioria da atividades em dupla e em grupo envolvem habilidades motoras abertas;
exemplo: brincadeira de pega-pega onde há corrida e movimentos em diversas direções, nunca utiliza os mesmo padrões de movimentos durante o jogo.

Tarefa Motora Fechada: é uma "habilidade motora realizada em um ambiente estável ou previsível onde aquele que a executa determina quando iniciará a ação"(Maggil,2001,p.7)
Uma habilidade motora fechada demanda rigidez de desempenho.

Função Intencional do Movimento

As habilidades de movimento podem ser classificadas com base em sua intuição, mantém uma orientação corporal estável.

Estabilidade: sentar e ficar de pé, equilibrar-se sobre uma barra estreita, fazer rolamento do corpo e movimentar-se subitamente ajustam-se a essa categoria como realizar movimentos axiais tais como flexão, alongamento, torção ou giro.

Locomotoras:
movimentos que transportam o corpo de um ponto para outro como caminhada, a corrida, o salto em altura...

Manipulação: aquelas que envolvem dar força a um objeto ou receber força do mesmo. Constituem tarefas de manipulação, arremessar, pegar, chutar uma bola de futebol, lançar em beisebol e driblar em basquete constituem habilidades manipulativas comuns.

Níveis de Movimentos divididos em fases, tais como:

Movimento Reflexivo
Movimento Rudimentar
Movimento Fundamental
Movimento Especializado


Movimentos Reflexivos:

Estabilidade: reflexo vertical do pescoço, onde se colocado um dedo ou objeto sobre o rosto do bebê ele se vira automaticamente procurando pelo seio da mãe.
Locomoção: reflexo de engatinhar, reflexo dos primeiros passos, reflexo de nadar.
Manipulação: reflexo palmar de segurar algo onde se dá um objero há criança ou até mesmo o dedo, a criança aperta automaticamente, reflexo plantar de segurar algo, reflexo de parada.

Movimentos Rudimentares:

Estabilidade: a criança ja tem o controle da cabeça e do pescoço, controle do tronco, ato de sentar sem suporte, ficar em pé.
Locomoção: rastejar, engatinhar, andar segurando em algo e na vertical.
Manipulação:a criança alcança, pega e solta.

Movimentos Fundamentais

Estabilidade:equilíbrio sobre um pé, caminhar sobre uma barra baixa, movimentos axiais.
Locomoção: caminhar, correr, saltar, dançar.
Manipulação:arremessar, pegar, chutar, ato de bater.

Movimentos especializados:

Estabilidade: habilidades complexas do final da infância.
realizar uma rotina de equilíbrio sobre uma barra em ginástica.
Locomoção:correr 100 metros de uma vez ou com obstáculos em uma trilha, caminhar no meio de uma multidão.
Manipulação: fazer um chute a gol em futebol americano ou futebol, o ato de bater em uma bola arremessada.



Tipos de Práticas


Prática Inicial-- é o início da prática, acontece quando o aluno tem o primeiro contato, a idéia mais primitiva sobre a tarefa, onde será aprendido o aspecto rudimentar do movimento.

Prática Maciça- é aquela em que o tempo de execução é menor que o tempo de descanso.

Prática Distribuída- é quando o tempo de execução é maior que o tempo de descanso.

Prática Randômica- é feita de maneira generalizada, tarefas diversas, misturadas, mas com objetivo definido.

Prática em Blocos- primeiro é praticada uma variação da tarefa, para posteriormente começar uma segunda tarefa.

Prática Constante- é aquele que se repete o movimento(plano motor) várias vezes.

Prática Variável- é a prática, como o próprio nome diz variável, ensaiando muitas variações possíveis do movimento por exemplo: o arremesso no basquete é uma classe de movimentos, para o aluno ser eficiente, habilidoso, ele precisa produzir arremessos de distâncias muitos diferentes, trajetórias variáveis.


Tempo de Reação (TR)

Define-se o TR como sendo o lapso temporal entre o início da apresentação de um estímulo externo e o início de uma resposta motora(Magill,2000)

Zaciorsky apud Carvalho(1981) divide o tempo de reação em cinco fases: aparição do estímulo no receptor; transmissão do impulso até o sistema nervoso central; processamento do impulso na rede nervosa e formação de um impulso efetor; entrada do impulso efetor no músculo; e estimulação do músculo originando uma atividade muscular.

Dança/Ritmo/Aprendizagem



A dança assim como qualquer outra atividade física é fundamental para o crescimento e desenvolvimento.

Primeiramente para dançar não é necessário música e nem conhecimento dela, basta ter movimentos corporais de várias formas e maneiras para , a dança pode surgir de um movimento de algum esporte, de alguma luta ou seja de qualquer movimento criado com seu ritmo e tempo. A dança vem de vários lugares, culturas, está presente em qualquer pessoa que se movimente com ou sem melodia. Deve-se haver uma motivação intrínseca da pessoa, pois ela deve sentir essa vontade em aprender e motivação extrínseca que é a motivação do professor ou de quem á ensina, usando sempre palavras que ha motivem e se se houver algum erro, jamais dizer diretamente que a que está "errada", até mesmo porque todo ser humano erra, principalmente no estágio cognitivo que é onde se tem maior informação e muita atenção, é onde ainda ocorre alguns erros.

Na Escola

O professor deverá conhecer cada um de seus alunos, conhecendo suas possibilidades, o que eles tem à oferecer, e passando uma grande variedade de estímulos para despertar o sentido particular de cada um.
A variação de estímulos vária muito, pois cada um aprende de sua forma e com seu ritmo, há crianças que aprendem mais com estimulação visual, auditivo, cinestésico e assim por diante, mas provavelmente o primeiro passo é dado de forma visual.


Segundo María Fux a dança é algo que se tem uma idêntica valoração, com o mesmo sentido e naturalidade que o falar e o andar, porém precisa ser aprendida desde quando criança.


Na dança a criança desenvolvem seus sentidos, trabalha a coordenação motora, atenção e atividades que envolvam música e ritmo oferecem oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura.
Qualquer movimento adaptado ao ritmo é o resultado de conjunto completo de atividades coordenadas. É importante, pois a criança demonstra sua criatividade, suas emoções e a liberdade de movimentos.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Crescimento e Desenvolvimento


Como Tudo Começou:

Estudiosos acreditam que tudo tenha começado a partir de um minúsculo ponto de matéria que explodiu no início do tempo e do espaço, há cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Direcionando matéria e energia em todas as direções, assim, nasceu o Universo que hoje conhecemos.

A origem da espécie

Há aproximadamente 65 milhões de anos atrás surgiram os primeiros ancestrais dos primatas, mas a evolução do homo sapiens cujo qual é repleta de lacunas, deu-se a 7 milhões de anos atrás com o surgimento do Sahelanthropus tchadensis.

O surgimento do homem moderno, mas não como o conhecemos



surgiu no Período Quaternário.

A teoria da Evolução de Lamarck é sustentada de duas fornas, à primeira: A necessidade dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição, um aumento da complexidade dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos porém, esta necessidade não atua sozinha na evolução, segunda; há a lei do uso e desuso que conjugada com a transmissão dos caracteres adquiridos provoca desvios na linha evolutiva.

Segundo a lei do uso e desuso os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo. Essas mudanças são transmitidas aos descendentes através da: Transmissão das características adquiridas sendo assim, as mudanças no ambiente causam alterações no comportamento, na utilização e desenvolvimento dos órgãos,

Na teoria da evolução de Lamarck citamos como exemplo o desenvolvimento no pescoço da girafa que teria aumentado o comprimento afim de colher flores e frutos que estavam na copa das árvores. Na seleção natural de Darwin explica melhor a teoria de Lamarck: em grandes períodos de seca só os animais de pescoços mais longos conseguiam se alimentar, o que favoreceu a sobrevivência dos mais adaptados a um determinado ambiente.

Sendo assim, jamais ouviu-se dizer que o homem veio dos primatas mas, é correto afirmar que eles compartilham de um ancestral comum e não exatamente um do outro, segundo o livro a Origem das espécies, Charles Darwin.


Em estudos feito com ervilhas Mendel estabeleceu a idéia básica da genética moderna, sendo que as características de cada indivíduo são transmitidas de pai para filho o que atualmente conhecemos como genes. Com seus estudos ouve a comprovação ciêntífica das teorias de Darwin.

No início as teorias de Mendel não foram bem aceitas, porém no começo do século passado o que ele havia idealizado estava sendo comprovado, pois nos cromossomos das células haviam partículas responsáveis pelas características hereditárias.


CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Como é a criança na primeira e segunda infância




Crescimento é um aumento do tamanho corporal, os fatos que acontecem na primeira infância são devido aos fatores ambientais como a alimentação, a higiene, condições de habitação e saneamento básico e fatores genéticos, acesso aos serviços de saúde que influenciam no desenvolvimento da criança.
Na infância ocorre liberação do hormônio do crescimento (GH) produzido pela hipófise (pituitária), uma glândula situada no hipotálamo no sistema nervoso central.
Durante a infância os picos de liberação do GH são máximos, o que favorece o ganho em altura, aumento da massa muscular, aumenta a retenção de cálcio, estimula o sistema imunológico, enrijece e aumenta a mineralização dos ossos fato importante para o crescimento e desenvolvimento humano. Os estimulantes para liberação do hormônio são: exercício físico, proteínas consumidas na dieta e o sono noturno, porém é fundamental que a criança tenha uma alimentação adequada, atividade física e horas adequadas de sono para a liberação desse hormônio.
Na infância a criança vive muita o faz-de-conta, é nessa fase que realiza seus desejos mais profundos através da imaginação, ela utiliza objetos para atender a esses desejos. Como por exemplo, a vassoura ela faz de cavalo, pedras de doces e assim por diante, o que ela não pode ter como concreto naquele exato momento ela usa a imaginação para realizar seus desejos.
O brincar é marca da criança, pois a brincadeira e de forma lúdica faz parte do dia a dia da criança, e porque até mesmo brincando é que se aprende nessa fase, o brincar é fundamental para que a criança interaja socialmente e desenvolva sua criatividade.

Brincadeiras com crianças na primeira infância, elas desejam inúmeras coisas, que naquele momento não pode realizar, mas realizam posteriormente por meio de brincadeiras. (Vygostsky, 1998).

quinta-feira, 11 de março de 2010

Atividades Rítmicas

A Rítmica

O ritmo pode esta na respiração; na circulação do nosso sangue; o ritmo tem nossos próprios nomes; nossos passos o tem. Quando comemos, dormimos ou nos movemos estamos fazendo um ritmo; cada movimento executado no espaço, com ou sem auxílio de uma música tem seu ritmo. María Fux(1983)

O ritmo é aquilo que flui, que se move, é um movimento regulado, o ritmo se manifesta em muitas coisas mas, não esta em tudo.

A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo mas, a palavra ritmo esta é normalmente associada com a música e com a dança, onde designa a variação da duração de sons e com o tempo.

O desenvolvimento e aperfeiçoamento de ritmo é muito importante para nós, porém dependemos do ritmo pra todas as atividades realizadas como na nossa vida diária, profissional, desportiva, lazer, todos nós ja nascemos com a tendência ao ritmo.

O ritmo para alguns autores:

Para Lapierre " o ritmo é uma estrutura que se repete clicicamente"Dalcroze diz que " é um princípio vital e é movimento"Rudolf Bode, criador da ginática rítmica, afirma que o princípio básico do ritmo é o equilíbrio entre os binômios: trabalho/repouso, vigília/sono, agressividade/trégua, é uma contraposição relaxamento-tensão-relaxamento.

Variações de Ritmo:

Ritmo Individual: é um (ritmo próprio) como por exemplo: dormir, caminhar, correr, falar, pensar...

Ritmo Grupal: caracterizado pela dança, pelo sincronismo, pela atividade em equipe

Ritmo Mecânico: uniforme, não varia

Ritmo Disciplinado: condicionamento de um ritmo predeterminado, ex uma coreografia predeterminada

Ritmo Natural (ritmo biológico)ex: respiração, batimentos cardíacos, frequência cardíaca, metabolismo...

Ritmo Espontâneo:(realizado livremente) ex: não sabe o que irá acontecer

Ritmo Refletido: reflexão sobre a temática apresentada


Ritmos Biológicos

Ritmos Cardianos: ciclo da vigília e do sono, são os ciclos de um dia e estão relacionados à incidência luminosa dada pelo sol.
Ritmos Ultradianos e Infradianos respectivamente, ritmos de mais de um dia e menos de um dia. É o caso da produção de hormônios corticosteróides, hormônio GH que é o hormônio do crescimento e muitos outros.


O Ritmo na música pode ser determinado pela melodia, onde ele pode ser lento, moderado e acelerado, esses são os tipos de ritmos.

Essas variações e tipos de ritmo é muito importante para o professor de Eduação Física, pois reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação do movimento.



A importância do Ritmo na Educação Infantil

O ritmo é uma habilidade muito importânte para as crianças, onde elas descobrem o ritmo de seu próprio corpo e de suas possibilidades de movimentos.
Existem várias maneiras de estimular o ritmo na criança, como por exemplo: bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas...
respeitando sempre a maneira de cada uma e começando com ritmos mais simples aos mais complexos, componentes pedagógicos como a música, dança, percussão, jogos e outros, são grandes estimuladores do ritmo na criança. O ritmo é uma atividade importânte na Educação Física infantil, pois é o responsavél no desenvolvimento motor das crianças.

Para Fornel Et.al(2006) o ensino de atividades rítmicas no ambiente escolar pode contribuir na ampliação da comunicação e apreensão do mundo por parte do aluno a medida que formas e sons passam gradativamnete a compor o universosensório-motor destes ajudando a desenvolver melhor sua percepção, espaço-temporal e paralelamente a imagem corporal.Mattos e Neira(2003) apontam outros benefícios que essas atividades podem proporcionar aos educandos tais como: descoberta do próprio corpo, novos movimentos e limites do mesmo, melhora da coordenação motora, aspectos considerados pelos autores como importante para o desenvolvimento corporal posterior.

A doação de atividades da cultura infantil como conteúdo pedagógico conforme Freire(2003) garante o interesse e a motivação das crianças, e associadas às diferentes experiências motoras proporcionadas pelas atividades rítmicas como deslocamento variados, equilíbrio dinâmico, ritmos apresentados aos escolares por meio de "brincadeiras" como estátua, corrida de saci pererê, caminhar sobre a estreita ponte e escravos de jó entre outros, os motivaram, e mais que isso, desmificou as questões de gênero que estavam presentes nas aulas e etrelaçadas às atividades rítmicas.




Existem duas características para o ritmo:
Primeira - uma sucessão de fatos e acontecimentos que fluem de maneira permanente e coerente.
Segundo – um fenômeno repetido que retornam, acontecem novamente de uma forma encadeada
. (Walchorde apud Picollo, 1993).