sexta-feira, 12 de março de 2010
Crescimento e Desenvolvimento
Como Tudo Começou:
Estudiosos acreditam que tudo tenha começado a partir de um minúsculo ponto de matéria que explodiu no início do tempo e do espaço, há cerca de 13,7 bilhões de anos atrás. Direcionando matéria e energia em todas as direções, assim, nasceu o Universo que hoje conhecemos.
A origem da espécie
Há aproximadamente 65 milhões de anos atrás surgiram os primeiros ancestrais dos primatas, mas a evolução do homo sapiens cujo qual é repleta de lacunas, deu-se a 7 milhões de anos atrás com o surgimento do Sahelanthropus tchadensis.
O surgimento do homem moderno, mas não como o conhecemos
surgiu no Período Quaternário.
A teoria da Evolução de Lamarck é sustentada de duas fornas, à primeira: A necessidade dos seres para um melhoramento constante rumo à perfeição, um aumento da complexidade dos seres menos desenvolvidos aos mais desenvolvidos porém, esta necessidade não atua sozinha na evolução, segunda; há a lei do uso e desuso que conjugada com a transmissão dos caracteres adquiridos provoca desvios na linha evolutiva.
Segundo a lei do uso e desuso os indivíduos perdem as características de que não precisam e desenvolvem as que utilizam. O uso contínuo de um órgão ou parte do corpo faz com que este se desenvolva e seja apto para o correto funcionamento, e o desuso de um órgão ou parte do corpo faz com que este se atrofie e com o tempo perca totalmente sua função no corpo do indivíduo. Essas mudanças são transmitidas aos descendentes através da: Transmissão das características adquiridas sendo assim, as mudanças no ambiente causam alterações no comportamento, na utilização e desenvolvimento dos órgãos,
Na teoria da evolução de Lamarck citamos como exemplo o desenvolvimento no pescoço da girafa que teria aumentado o comprimento afim de colher flores e frutos que estavam na copa das árvores. Na seleção natural de Darwin explica melhor a teoria de Lamarck: em grandes períodos de seca só os animais de pescoços mais longos conseguiam se alimentar, o que favoreceu a sobrevivência dos mais adaptados a um determinado ambiente.
Sendo assim, jamais ouviu-se dizer que o homem veio dos primatas mas, é correto afirmar que eles compartilham de um ancestral comum e não exatamente um do outro, segundo o livro a Origem das espécies, Charles Darwin.
Em estudos feito com ervilhas Mendel estabeleceu a idéia básica da genética moderna, sendo que as características de cada indivíduo são transmitidas de pai para filho o que atualmente conhecemos como genes. Com seus estudos ouve a comprovação ciêntífica das teorias de Darwin.
No início as teorias de Mendel não foram bem aceitas, porém no começo do século passado o que ele havia idealizado estava sendo comprovado, pois nos cromossomos das células haviam partículas responsáveis pelas características hereditárias.
CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO
Como é a criança na primeira e segunda infância
Crescimento é um aumento do tamanho corporal, os fatos que acontecem na primeira infância são devido aos fatores ambientais como a alimentação, a higiene, condições de habitação e saneamento básico e fatores genéticos, acesso aos serviços de saúde que influenciam no desenvolvimento da criança.
Na infância ocorre liberação do hormônio do crescimento (GH) produzido pela hipófise (pituitária), uma glândula situada no hipotálamo no sistema nervoso central.
Durante a infância os picos de liberação do GH são máximos, o que favorece o ganho em altura, aumento da massa muscular, aumenta a retenção de cálcio, estimula o sistema imunológico, enrijece e aumenta a mineralização dos ossos fato importante para o crescimento e desenvolvimento humano. Os estimulantes para liberação do hormônio são: exercício físico, proteínas consumidas na dieta e o sono noturno, porém é fundamental que a criança tenha uma alimentação adequada, atividade física e horas adequadas de sono para a liberação desse hormônio.
Na infância a criança vive muita o faz-de-conta, é nessa fase que realiza seus desejos mais profundos através da imaginação, ela utiliza objetos para atender a esses desejos. Como por exemplo, a vassoura ela faz de cavalo, pedras de doces e assim por diante, o que ela não pode ter como concreto naquele exato momento ela usa a imaginação para realizar seus desejos.
O brincar é marca da criança, pois a brincadeira e de forma lúdica faz parte do dia a dia da criança, e porque até mesmo brincando é que se aprende nessa fase, o brincar é fundamental para que a criança interaja socialmente e desenvolva sua criatividade.
Brincadeiras com crianças na primeira infância, elas desejam inúmeras coisas, que naquele momento não pode realizar, mas realizam posteriormente por meio de brincadeiras. (Vygostsky, 1998).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário