sábado, 13 de março de 2010
Aprendizagem Motora
Aprendizagem Motora
Segundo Tani et al(1988) a aprendizagem motora pode ser definida como mudança na capacidade do indivíduo para executar uma habilidade motora, que deve ser inferida de uma melhoria relativamente permanente no desempenho, como resultado da prática ou de experiência.
Para Araújo(1992) é necessário trabalhar com os seguintes aspectos:
Esquema Corporal: é considerado como uma intuição de conjunto ou conhecimento imediato que temos do nosso corpo em posição estática ou em movimento, na relação de suas diferentes partes entre si e sobretudo nas relações com o espaço e os objetos que nos circundam.
Desde o nascimento até os dois anos de idade, as ações da criança são estritamente sensorias e motoras, representando assim um comportamento automático e reflexo, dominado pelas necessidades orgânicas e ritmadas pela alternância alimentação-sono Araújo(1992,p 33)
Coordenação Motora: Segundo Gallardo(2000), a coordenação motora pode ser definida como sendo" a atuação conjunta do sistema nervoso central e da musculatura esquelética, na execução de um movimento".
A coordenação é a direção significativa do movimento, a concretização de uma intenção ou encadeamento significativo da conduta.
Percepção Espacial: é " a tomada de tomada de consciência da situação de seu próprio corpo em um meio ambiente, isto é, do lugar e da orientação que pode ter em relação às pessoas e coisas".
Para Coste(1981), nas primeiras aquisições no transcurso do estágio sensório-motor, até os 18 meses de idade, é que se elabora o essencial das noções espaciais. Depois a criança começa s se projetar no espaço e descobrir que faz parte dele, começando também a integração das estruturas espaciais, ou seja, alto/baixo, perto/longe, que constituem os conceitos da representação espacial onde são empregados movimentos relacionados ao corpo.
Percepção Temporal: é a capacidade de situar-se em função da sucessão dos acontecimentos (antes, durante e depois); da duração dos intervalos, noções de tempo longo, curto, de ritmo regular, irregular; noções de certos períodos( dias da semana, meses, estações), e do caráter irreversível do tempo(como algo que ja passou).<em>Meur e Staes(1984).
Fonseca(1988), afirma que as estruturas rítmicas põem em jogo a sucessão, a repetição, a preparação, a organização e a execução de comportamentos psicomotores que caracterizam as múltiplas atividades de ser humano.
A importância do ritmo é verificada por Massom(1988),, afirmando que o conhecimento do esquema corporal, e particularmente do espaço, é completado pelo domínio no tempo, graças ao ritmo.
De acordo com Pallarés(1981) as atividades rítmicas ao lado de outras atividades educativas, contribuirão com a educação física para que a criança adquira, desde o início de sua vida pré-escolar, a base indispensável para a complementação de sua formação na escola.
Classificação das Habilidades de Movimento com modelo de David Gallahue
1- Aspectos Musculares
2- Aspectos Temporais
3- Aspecstos do Meio Ambiente
4- Aspectos Funcionais
Aspectos Musculares de Movimento
Coordenação Motora Grossa: envolvem movimento de grandes grupos musculares do corpo. A maioria das habilidades esportivas é classificada como coordenação motora grossa.
Coordenação Motora Fina: envolvem movimentos de limitadas partes do corpo no desempenho de movimentos precisos. Exemplo: costurar, digitar, escrever, essas são uma das habilidades considerada habilidade motora fina.
Aspectos Temporais de Movimento
O movimento pode ser classificado como: discreto, em série e contínuo
Movimentos Discretos: apresenta início e fim bem definidos; exemplo: salto, chute, toque em uma bola.
Movimentos em série: envolvem a performance de um movimento simples e discreto repetido diversas vezes em uma sucessão rápida;
exemplo: salto rítmico, drible no basquete e a rebatida de bola.
Movimentos contínuos: abrangem os movimentos repetidos durante um determinado tempo;
exemplo: a corrida, a natação e o ciclismo.
Aspectos Ambientais do Movimento
São considerados tarefas motoras abertas ou tarefas motoras
fechada.
Tarefa Motora Aberta: é realizada em um ambiente onde as condições estão em constantemente mudando.
A maioria da atividades em dupla e em grupo envolvem habilidades motoras abertas;
exemplo: brincadeira de pega-pega onde há corrida e movimentos em diversas direções, nunca utiliza os mesmo padrões de movimentos durante o jogo.
Tarefa Motora Fechada: é uma "habilidade motora realizada em um ambiente estável ou previsível onde aquele que a executa determina quando iniciará a ação"(Maggil,2001,p.7)
Uma habilidade motora fechada demanda rigidez de desempenho.
Função Intencional do Movimento
As habilidades de movimento podem ser classificadas com base em sua intuição, mantém uma orientação corporal estável.
Estabilidade: sentar e ficar de pé, equilibrar-se sobre uma barra estreita, fazer rolamento do corpo e movimentar-se subitamente ajustam-se a essa categoria como realizar movimentos axiais tais como flexão, alongamento, torção ou giro.
Locomotoras: movimentos que transportam o corpo de um ponto para outro como caminhada, a corrida, o salto em altura...
Manipulação: aquelas que envolvem dar força a um objeto ou receber força do mesmo. Constituem tarefas de manipulação, arremessar, pegar, chutar uma bola de futebol, lançar em beisebol e driblar em basquete constituem habilidades manipulativas comuns.
Níveis de Movimentos divididos em fases, tais como:
Movimento Reflexivo
Movimento Rudimentar
Movimento Fundamental
Movimento Especializado
Movimentos Reflexivos:
Estabilidade: reflexo vertical do pescoço, onde se colocado um dedo ou objeto sobre o rosto do bebê ele se vira automaticamente procurando pelo seio da mãe.
Locomoção: reflexo de engatinhar, reflexo dos primeiros passos, reflexo de nadar.
Manipulação: reflexo palmar de segurar algo onde se dá um objero há criança ou até mesmo o dedo, a criança aperta automaticamente, reflexo plantar de segurar algo, reflexo de parada.
Movimentos Rudimentares:
Estabilidade: a criança ja tem o controle da cabeça e do pescoço, controle do tronco, ato de sentar sem suporte, ficar em pé.
Locomoção: rastejar, engatinhar, andar segurando em algo e na vertical.
Manipulação:a criança alcança, pega e solta.
Movimentos Fundamentais
Estabilidade:equilíbrio sobre um pé, caminhar sobre uma barra baixa, movimentos axiais.
Locomoção: caminhar, correr, saltar, dançar.
Manipulação:arremessar, pegar, chutar, ato de bater.
Movimentos especializados:
Estabilidade: habilidades complexas do final da infância.
realizar uma rotina de equilíbrio sobre uma barra em ginástica.
Locomoção:correr 100 metros de uma vez ou com obstáculos em uma trilha, caminhar no meio de uma multidão.
Manipulação: fazer um chute a gol em futebol americano ou futebol, o ato de bater em uma bola arremessada.
Tipos de Práticas
Prática Inicial-- é o início da prática, acontece quando o aluno tem o primeiro contato, a idéia mais primitiva sobre a tarefa, onde será aprendido o aspecto rudimentar do movimento.
Prática Maciça- é aquela em que o tempo de execução é menor que o tempo de descanso.
Prática Distribuída- é quando o tempo de execução é maior que o tempo de descanso.
Prática Randômica- é feita de maneira generalizada, tarefas diversas, misturadas, mas com objetivo definido.
Prática em Blocos- primeiro é praticada uma variação da tarefa, para posteriormente começar uma segunda tarefa.
Prática Constante- é aquele que se repete o movimento(plano motor) várias vezes.
Prática Variável- é a prática, como o próprio nome diz variável, ensaiando muitas variações possíveis do movimento por exemplo: o arremesso no basquete é uma classe de movimentos, para o aluno ser eficiente, habilidoso, ele precisa produzir arremessos de distâncias muitos diferentes, trajetórias variáveis.
Tempo de Reação (TR)
Define-se o TR como sendo o lapso temporal entre o início da apresentação de um estímulo externo e o início de uma resposta motora(Magill,2000)
Zaciorsky apud Carvalho(1981) divide o tempo de reação em cinco fases: aparição do estímulo no receptor; transmissão do impulso até o sistema nervoso central; processamento do impulso na rede nervosa e formação de um impulso efetor; entrada do impulso efetor no músculo; e estimulação do músculo originando uma atividade muscular.
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