SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

sábado, 13 de março de 2010

Dança/Ritmo/Aprendizagem



A dança assim como qualquer outra atividade física é fundamental para o crescimento e desenvolvimento.

Primeiramente para dançar não é necessário música e nem conhecimento dela, basta ter movimentos corporais de várias formas e maneiras para , a dança pode surgir de um movimento de algum esporte, de alguma luta ou seja de qualquer movimento criado com seu ritmo e tempo. A dança vem de vários lugares, culturas, está presente em qualquer pessoa que se movimente com ou sem melodia. Deve-se haver uma motivação intrínseca da pessoa, pois ela deve sentir essa vontade em aprender e motivação extrínseca que é a motivação do professor ou de quem á ensina, usando sempre palavras que ha motivem e se se houver algum erro, jamais dizer diretamente que a que está "errada", até mesmo porque todo ser humano erra, principalmente no estágio cognitivo que é onde se tem maior informação e muita atenção, é onde ainda ocorre alguns erros.

Na Escola

O professor deverá conhecer cada um de seus alunos, conhecendo suas possibilidades, o que eles tem à oferecer, e passando uma grande variedade de estímulos para despertar o sentido particular de cada um.
A variação de estímulos vária muito, pois cada um aprende de sua forma e com seu ritmo, há crianças que aprendem mais com estimulação visual, auditivo, cinestésico e assim por diante, mas provavelmente o primeiro passo é dado de forma visual.


Segundo María Fux a dança é algo que se tem uma idêntica valoração, com o mesmo sentido e naturalidade que o falar e o andar, porém precisa ser aprendida desde quando criança.


Na dança a criança desenvolvem seus sentidos, trabalha a coordenação motora, atenção e atividades que envolvam música e ritmo oferecem oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura.
Qualquer movimento adaptado ao ritmo é o resultado de conjunto completo de atividades coordenadas. É importante, pois a criança demonstra sua criatividade, suas emoções e a liberdade de movimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário