SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

quinta-feira, 11 de março de 2010

Atividades Rítmicas

A Rítmica

O ritmo pode esta na respiração; na circulação do nosso sangue; o ritmo tem nossos próprios nomes; nossos passos o tem. Quando comemos, dormimos ou nos movemos estamos fazendo um ritmo; cada movimento executado no espaço, com ou sem auxílio de uma música tem seu ritmo. María Fux(1983)

O ritmo é aquilo que flui, que se move, é um movimento regulado, o ritmo se manifesta em muitas coisas mas, não esta em tudo.

A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo mas, a palavra ritmo esta é normalmente associada com a música e com a dança, onde designa a variação da duração de sons e com o tempo.

O desenvolvimento e aperfeiçoamento de ritmo é muito importante para nós, porém dependemos do ritmo pra todas as atividades realizadas como na nossa vida diária, profissional, desportiva, lazer, todos nós ja nascemos com a tendência ao ritmo.

O ritmo para alguns autores:

Para Lapierre " o ritmo é uma estrutura que se repete clicicamente"Dalcroze diz que " é um princípio vital e é movimento"Rudolf Bode, criador da ginática rítmica, afirma que o princípio básico do ritmo é o equilíbrio entre os binômios: trabalho/repouso, vigília/sono, agressividade/trégua, é uma contraposição relaxamento-tensão-relaxamento.

Variações de Ritmo:

Ritmo Individual: é um (ritmo próprio) como por exemplo: dormir, caminhar, correr, falar, pensar...

Ritmo Grupal: caracterizado pela dança, pelo sincronismo, pela atividade em equipe

Ritmo Mecânico: uniforme, não varia

Ritmo Disciplinado: condicionamento de um ritmo predeterminado, ex uma coreografia predeterminada

Ritmo Natural (ritmo biológico)ex: respiração, batimentos cardíacos, frequência cardíaca, metabolismo...

Ritmo Espontâneo:(realizado livremente) ex: não sabe o que irá acontecer

Ritmo Refletido: reflexão sobre a temática apresentada


Ritmos Biológicos

Ritmos Cardianos: ciclo da vigília e do sono, são os ciclos de um dia e estão relacionados à incidência luminosa dada pelo sol.
Ritmos Ultradianos e Infradianos respectivamente, ritmos de mais de um dia e menos de um dia. É o caso da produção de hormônios corticosteróides, hormônio GH que é o hormônio do crescimento e muitos outros.


O Ritmo na música pode ser determinado pela melodia, onde ele pode ser lento, moderado e acelerado, esses são os tipos de ritmos.

Essas variações e tipos de ritmo é muito importante para o professor de Eduação Física, pois reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação do movimento.



A importância do Ritmo na Educação Infantil

O ritmo é uma habilidade muito importânte para as crianças, onde elas descobrem o ritmo de seu próprio corpo e de suas possibilidades de movimentos.
Existem várias maneiras de estimular o ritmo na criança, como por exemplo: bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas...
respeitando sempre a maneira de cada uma e começando com ritmos mais simples aos mais complexos, componentes pedagógicos como a música, dança, percussão, jogos e outros, são grandes estimuladores do ritmo na criança. O ritmo é uma atividade importânte na Educação Física infantil, pois é o responsavél no desenvolvimento motor das crianças.

Para Fornel Et.al(2006) o ensino de atividades rítmicas no ambiente escolar pode contribuir na ampliação da comunicação e apreensão do mundo por parte do aluno a medida que formas e sons passam gradativamnete a compor o universosensório-motor destes ajudando a desenvolver melhor sua percepção, espaço-temporal e paralelamente a imagem corporal.Mattos e Neira(2003) apontam outros benefícios que essas atividades podem proporcionar aos educandos tais como: descoberta do próprio corpo, novos movimentos e limites do mesmo, melhora da coordenação motora, aspectos considerados pelos autores como importante para o desenvolvimento corporal posterior.

A doação de atividades da cultura infantil como conteúdo pedagógico conforme Freire(2003) garante o interesse e a motivação das crianças, e associadas às diferentes experiências motoras proporcionadas pelas atividades rítmicas como deslocamento variados, equilíbrio dinâmico, ritmos apresentados aos escolares por meio de "brincadeiras" como estátua, corrida de saci pererê, caminhar sobre a estreita ponte e escravos de jó entre outros, os motivaram, e mais que isso, desmificou as questões de gênero que estavam presentes nas aulas e etrelaçadas às atividades rítmicas.




Existem duas características para o ritmo:
Primeira - uma sucessão de fatos e acontecimentos que fluem de maneira permanente e coerente.
Segundo – um fenômeno repetido que retornam, acontecem novamente de uma forma encadeada
. (Walchorde apud Picollo, 1993).

Nenhum comentário:

Postar um comentário