A Rítmica
O ritmo pode esta na respiração; na circulação do nosso sangue; o ritmo tem nossos próprios nomes; nossos passos o tem. Quando comemos, dormimos ou nos movemos estamos fazendo um ritmo; cada movimento executado no espaço, com ou sem auxílio de uma música tem seu ritmo. María Fux(1983)
O ritmo é aquilo que flui, que se move, é um movimento regulado, o ritmo se manifesta em muitas coisas mas, não esta em tudo.
A rítmica é uma ciência do ritmo que objetiva desenvolver e harmonizar as funções motoras e regrar movimentos corporais no tempo e no espaço, aprimorando o ritmo mas, a palavra ritmo esta é normalmente associada com a música e com a dança, onde designa a variação da duração de sons e com o tempo.
O desenvolvimento e aperfeiçoamento de ritmo é muito importante para nós, porém dependemos do ritmo pra todas as atividades realizadas como na nossa vida diária, profissional, desportiva, lazer, todos nós ja nascemos com a tendência ao ritmo.
O ritmo para alguns autores:
Para Lapierre " o ritmo é uma estrutura que se repete clicicamente"Dalcroze diz que " é um princípio vital e é movimento"Rudolf Bode, criador da ginática rítmica, afirma que o princípio básico do ritmo é o equilíbrio entre os binômios: trabalho/repouso, vigília/sono, agressividade/trégua, é uma contraposição relaxamento-tensão-relaxamento.
Variações de Ritmo:
Ritmo Individual: é um (ritmo próprio) como por exemplo: dormir, caminhar, correr, falar, pensar...
Ritmo Grupal: caracterizado pela dança, pelo sincronismo, pela atividade em equipe
Ritmo Mecânico: uniforme, não varia
Ritmo Disciplinado: condicionamento de um ritmo predeterminado, ex uma coreografia predeterminada
Ritmo Natural (ritmo biológico)ex: respiração, batimentos cardíacos, frequência cardíaca, metabolismo...
Ritmo Espontâneo:(realizado livremente) ex: não sabe o que irá acontecer
Ritmo Refletido: reflexão sobre a temática apresentada
Ritmos Biológicos
Ritmos Cardianos: ciclo da vigília e do sono, são os ciclos de um dia e estão relacionados à incidência luminosa dada pelo sol.
Ritmos Ultradianos e Infradianos respectivamente, ritmos de mais de um dia e menos de um dia. É o caso da produção de hormônios corticosteróides, hormônio GH que é o hormônio do crescimento e muitos outros.
O Ritmo na música pode ser determinado pela melodia, onde ele pode ser lento, moderado e acelerado, esses são os tipos de ritmos.
Essas variações e tipos de ritmo é muito importante para o professor de Eduação Física, pois reflete diretamente na formação básica e técnica, na criatividade e na educação do movimento.
A importância do Ritmo na Educação Infantil
O ritmo é uma habilidade muito importânte para as crianças, onde elas descobrem o ritmo de seu próprio corpo e de suas possibilidades de movimentos.
Existem várias maneiras de estimular o ritmo na criança, como por exemplo: bater palmas, assobiar, estalar os dedos, bater as mãos nas coxas...
respeitando sempre a maneira de cada uma e começando com ritmos mais simples aos mais complexos, componentes pedagógicos como a música, dança, percussão, jogos e outros, são grandes estimuladores do ritmo na criança. O ritmo é uma atividade importânte na Educação Física infantil, pois é o responsavél no desenvolvimento motor das crianças.
Para Fornel Et.al(2006) o ensino de atividades rítmicas no ambiente escolar pode contribuir na ampliação da comunicação e apreensão do mundo por parte do aluno a medida que formas e sons passam gradativamnete a compor o universosensório-motor destes ajudando a desenvolver melhor sua percepção, espaço-temporal e paralelamente a imagem corporal.Mattos e Neira(2003) apontam outros benefícios que essas atividades podem proporcionar aos educandos tais como: descoberta do próprio corpo, novos movimentos e limites do mesmo, melhora da coordenação motora, aspectos considerados pelos autores como importante para o desenvolvimento corporal posterior.
A doação de atividades da cultura infantil como conteúdo pedagógico conforme Freire(2003) garante o interesse e a motivação das crianças, e associadas às diferentes experiências motoras proporcionadas pelas atividades rítmicas como deslocamento variados, equilíbrio dinâmico, ritmos apresentados aos escolares por meio de "brincadeiras" como estátua, corrida de saci pererê, caminhar sobre a estreita ponte e escravos de jó entre outros, os motivaram, e mais que isso, desmificou as questões de gênero que estavam presentes nas aulas e etrelaçadas às atividades rítmicas.
Existem duas características para o ritmo:
Primeira - uma sucessão de fatos e acontecimentos que fluem de maneira permanente e coerente.
Segundo – um fenômeno repetido que retornam, acontecem novamente de uma forma encadeada. (Walchorde apud Picollo, 1993).
quinta-feira, 11 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário