SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

quinta-feira, 8 de abril de 2010

APRENDIZAGEM





Estágios de Aprendizagem


Estágio Cognitivo:
primeiro estágio, o aprendiz está envolvido na compreensão da natureza da tarefa, desenvolvendo estratégias que possam ser utilizadas para executá-la e determinando como a tarefa deve ser avaliada. Esses reforços exigem alto grau de atividade cognitiva, como a atenção.
Nesta fase, o indivíduo experimenta uma variedade de estratégia, abandonando aquelas que não funcionam e armazenando as que são úteis.


Estágio Associativo:
o segundo estágio da aquisição de uma habilidade. Nesse momento o indivíduo ja selecionou a melhor estratégia para a tarefa e começa a refinar a habilidade. Portanto nesse estágio existe menor variabilidade no desempenho, e a sua otimização também é mais lenta.
Foi proposto que o aspecto verbal/cognitivo da aprendizagem são menos importante nesse estágio, porque a concentração do indivíduo esta mais voltada à refinação de um padrão determinado do que a seleção de estratégias alternativas. (SCHMIDT,1993)


Estágio Autônomo:

o terceiro estágio da aquisição de uma habilidade. Fitts e Posner o definem pelo automatismo da habilidade e pelo baixo grau de atenção exigido para o seu desempenho.
Assim nesse estágio o indivíduo pode começar a dedicar a sua atenção a outros aspectos da habilidade em geral, como procurar no ambiente os obstáculos que possam impedir o desempenho, ou concentrar-se em uma tarefa secundária. como por exemplo: conversar com um amigo durante a execução da tarefa.


MOTIVAÇÃO - um fator importante para aprendizagem

um aspecto fundamnetal na aprendizagem, quando a motivação esta muito alta ou muito baixa, a aprendizagem é dificultada.
Para cada tipo de aprendizagem o nível de motivação deve ser diferenciado.
Deve-se ter motivação intrínseca(que é a vontade que o indivíduo tem em aprender), e motivação extrínseca(motivada por outros ou até mesmo á espera de um elogio.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário