Estágios de Aprendizagem
Estágio Cognitivo: primeiro estágio, o aprendiz está envolvido na compreensão da natureza da tarefa, desenvolvendo estratégias que possam ser utilizadas para executá-la e determinando como a tarefa deve ser avaliada. Esses reforços exigem alto grau de atividade cognitiva, como a atenção.
Nesta fase, o indivíduo experimenta uma variedade de estratégia, abandonando aquelas que não funcionam e armazenando as que são úteis.
Estágio Associativo: o segundo estágio da aquisição de uma habilidade. Nesse momento o indivíduo ja selecionou a melhor estratégia para a tarefa e começa a refinar a habilidade. Portanto nesse estágio existe menor variabilidade no desempenho, e a sua otimização também é mais lenta.
Foi proposto que o aspecto verbal/cognitivo da aprendizagem são menos importante nesse estágio, porque a concentração do indivíduo esta mais voltada à refinação de um padrão determinado do que a seleção de estratégias alternativas. (SCHMIDT,1993)
Estágio Autônomo:
o terceiro estágio da aquisição de uma habilidade. Fitts e Posner o definem pelo automatismo da habilidade e pelo baixo grau de atenção exigido para o seu desempenho.
Assim nesse estágio o indivíduo pode começar a dedicar a sua atenção a outros aspectos da habilidade em geral, como procurar no ambiente os obstáculos que possam impedir o desempenho, ou concentrar-se em uma tarefa secundária. como por exemplo: conversar com um amigo durante a execução da tarefa.
MOTIVAÇÃO - um fator importante para aprendizagem
um aspecto fundamnetal na aprendizagem, quando a motivação esta muito alta ou muito baixa, a aprendizagem é dificultada.
Para cada tipo de aprendizagem o nível de motivação deve ser diferenciado.
Deve-se ter motivação intrínseca(que é a vontade que o indivíduo tem em aprender), e motivação extrínseca(motivada por outros ou até mesmo á espera de um elogio.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário