SÍMBOLO DA EDUCAÇÃO FÍSICA - DISCÓBOLO DE MYRÓN

Discóbolo ("O arremessador do disco") do escultor grego Miron, feito em mármore, datado de 450 a.C. (Século V. A.C.) Atualmente, encontra-se no Museu Nazionale Romano em Roma, Itália.

O arremesso do disco, criada na Grécia mitológica, é considerada a mais antiga prova de arremesso do atletismo. Supõem-se que os primeiros discos eram de pedra e não tinham o formato atual, ou seja, os implementos vêm sofrendo aperfeiçoamentos através dos tempos até alcançarem o formato circular de hoje. Esse esporte tornou-se bastante popular na Grécia antiga (inclusive levando vários artistas daquela época a estudá-lo), presumi-se devido a variedade de posições que o corpo adotava durante o arremesso. Foram criadas várias obras de arte fundamentais, entre as quais: os discóbolos de Alcamenes e Miron, além de outros anônimos (FERNANDES, 1978, p. 77)

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Surrealismo

OBRA DE SALVADOR DALÍ - UMA CRIANÇA SORRIDENTE




Surrealismo

São questões presentes em um indivíduo, desejos reprimidos que ficam escondidos e esses desejos mais profundos são mantidos no subconsciente, pois se manifestado a sociedade não permite.
As crianças têm seus desejos, e muita pulsão, o que é muito comum na infância mas, ela não se manifesta devido a uma censura que os pais impõem por conta da sociedade, na verdade os pais, a sociedade e a igreja são o superego dizendo que não pode fazer. Mas através da imaginação, do faz-de-conta a criança desperta seus desejos onde tudo pode acontecer. O surrealismo vai contra o Super ego.
Portanto existem muitos desejos no ser humano e o superego controla, pois desejos mais profundos a sociedade não permite e se realizado uma pessoa seria fora do normal. No sonho o super ego não está presente, é onde os desejos se manifestam no e tudo que faz parte do ID e do Ego aparece no sonho...

Ego relação com ID, Ego e eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual modificada é tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle de partes dos desejos e exigência procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo.
ID-é o termo usado para designar uma da três instâncias apresentadas na segunda tópica das obras de Freud.
Possuem equivalência topográfica com o inconsciente da primeira tópica embora, no decorrer da obra de Freud, os dois conceitos: ID e inconsciente apresenta sentidos diferenciados, O Id tira a censura, são os sonhos, desejos e vontade de fazer algo.
Realidade não é só o que se tem como concreto, o que se vê ou sente.

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